Em 2015, líderes de 193 nações reuniram-se na cimeira da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque para um compromisso ambicioso: a criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa agenda de ação global, com metas definidas para 2030, visa transformar o nosso mundo, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas e para o planeta. Para estruturar esta vasta iniciativa, a ONU definiu cinco grandes dimensões interconectadas, os pilares que sustentam os ODS: Pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.
O projeto "Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais eficiente" organizou uma exposição que ilustra estes pilares através de fotografias impactantes. Esses visuais, juntamente com vídeos informativos disponíveis no canal do YouTube do IMVF (Instituto Marquês de Valle Flôr), oferecem uma compreensão mais profunda de cada uma dessas dimensões cruciais.
As pessoas são o coração da Agenda 2030. Este pilar reconhece que o desenvolvimento de qualquer sociedade está intrinsecamente ligado à garantia de uma vida digna e com igualdade de oportunidade para todos. A forma como as pessoas vivem, seus direitos e seu bem-estar são os pilares de sociedades fortes e justas.
Se o bem-estar das pessoas é fundamental, as condições em que suas vidas se desenvolvem são igualmente importantes. A Prosperidade, neste contexto, abrange a garantia de que as vidas possam ser vividas com dignidade, sustentadas por oportunidades econômicas inclusivas e um desenvolvimento que beneficie a todos.
Desde a década de 1960, a sustentabilidade do nosso planeta tem se tornado uma preocupação central. Reconhecendo a finitude dos recursos naturais, a Agenda 2030 alerta para os riscos de nossos hábitos de consumo. A sobrecarga na produção de alimentos, o uso excessivo de água potável e os níveis crescentes de poluição atmosférica contribuem para as alterações climáticas, com consequências devastadoras como o aquecimento global, o degelo e a desertificação.
Para construir sociedades mais justas e livres, a Agenda da ONU para 2030 coloca a paz como um pilar essencial. O objetivo é reduzir todas as formas de violência, abuso, exploração, tráfico e tortura, bem como os fluxos ilícitos de dinheiro e armas. Promover o Estado de Direito e garantir o acesso universal à justiça e a uma cidadania democrática, inclusive e participativa em todos os níveis são metas cruciais.
Em um mundo globalizado, as parcerias são a chave para o sucesso da Agenda 2030l. A interdependência econômica global exige colaboração em todos os níveis. O apoio financeiro internacional e a cooperação são vitais para auxiliar os países em desenvolvimento. Além disso, a redução das disparidades no acesso á comunicação e à tecnologia é fundamental para um desenvolvimento verdadeiramente global e inclusivo.